NEA-BC de Araruama e Saquarema relatam primeiro dia de participação no 7° Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (7°FIRS)

Nesta quarta-feira (15), o grupos gestores do NEA-BC de Araruama e Saquarema, estiveram presentes no primeiro dia, do 7° Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (7°FIRS), promovido pelo Instituto Venturi Para Estudos Ambientais, no auditório Mondercil Paulo de Moraes, Ministério Público, Porto Alegre.
Nesse primeiro dia de evento, os participantes do NEA-BC, puderam assistir a palestra de abertura, do Professor, Dr. Osvaldo Soliano, com o tema "A contribuição dos resíduos sólidos nas mudanças climáticas", onde se pode ver que os resíduos sólidos são fontes de emissão de gases de efeito estufa, não apenas pela sua relação com a produção e o consumo, mas também em função das emissões de metano (CH4) quando dispostos em lixões ou mesmo em aterros sanitários. A gestão de resíduos sólidos é uma ferramenta poderosa para reduzir as emissões desses gases no Brasil e no mundo, onde a responsabilidade compartilhada é fundamental para as mudanças necessárias no modo de como fazer as coisas, seja do ponto de vista de produtos, seja de serviços.
Um outro ponte forte do evento, foi a apresentação do quadro político, jurídico e técnico da gestão de resíduos nos países BRICS. Nesse momento teve uma apresentação de painelistas do Brasil, Rússia, Índia, China e da África do Sul, onde foram falados os principais problemas encontrados pelos países BRICS, com relação ao gerenciamento de resíduos, e as formas de abordagens que esses países vem tomando para resolver esses problemas.  A partir da apresentação desse painel, os mesmos vão elaborar um documento comum, visando à cooperação entre estes países na gestão dos resíduos.
O primeiro dia de evento, também contou com uma importante apresentação do Dr. Daniel Martini, falando do papel do Ministério Público na implantação da política nacional dos resíduos sólidos, o mesmo focou a apresentação nos resíduos urbanos. Finalizando o dia, foi apresentado o último painel, sobre a gestão de resíduos de embalagens em geral sob a ótica do Acordo Setorial. Nesse tema foi abordado como se dá a atual operacionalização do sistema de logística reversa, prevista no acordo setorial, assinado no dia 25 de novembro de 2015, no âmbito da responsabilidade compartilhada e como acontece a parceria com cooperativas, bem como a promoção de campanhas de conscientização com o objetivo de sensibilizar o consumidor para a correta separação e destinação das embalagens. O principal objetivo do acordo setorial, é a implantação do sistema de logística reversa de embalagens, conforme prevê a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). Pelo acordo cabe aos empresários viabilizar a implantação de um sistema de recolhimento das embalagens descartadas com a capacitação de catadores para as cooperativas de reciclagem. De acordo com o presidente do CEMPRE (Compromisso Empresarial para a Reciclagem), "a assinatura desse acordo, foi um momento histórico, que traz clareza ao papel de todos os setores signatários do Acordo, com responsabilidade compartilhada e a devida formalização da cadeia produtiva de reciclagem".

#NEABC #Araruama #Saquarema #AquiVocêParticipaComAGente #Intercâmbio

➡Fonte: GGLs de Araruama e Saquarema

IMG_20160615_094618535 IMG_20160615_110313067 IMG_20160615_122314214 IMG_20160615_161517186

Posts Relacionados:

Comments are closed.