Comunitários de Quissamã e São Francisco de Itabapoana visitam modelo de transporte público na cidade Eusébio (CE)

 

Os participantes dos Grupos Gestores Locais (GGL) de Quissamã e São Francisco de Itabapoana (RJ) visitaram  nos dias 21 e 22 de março o município de Eusébio, no Estado do Ceará, a fim de conhecer a política municipal do Transporte Regular Urbano de Eusébio (TRUE).

Logo no primeiro dia, o grupo foi recepcionado pela equipe da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT). Foi feita a apresentação do projeto NEA-BC e da Autarquia. Em seguida, os comunitários percorreram os bairros no TRUE e entrevistaram alguns moradores.

Comunitários reunidos com o Prefeito de Eusébio/CE e com o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito

No segundo dia, o prefeito do município, Acilon Gonçalves, e o Presidente da Autarquia, Ocleilson da Silva Lima, participaram da reunião com os visitantes e responderam aos seus questionamentos. Logo após, o grupo conheceu a proposta do cartão cidadão, que servirá como um instrumento de processamento de informações dos passageiros.

Segundo o comunitário Francisco Corrêa, “a viagem a Eusébio teve o intuito de conhecer uma experiência bem-sucedida no que se refere à mobilidade urbana, especialmente ao transporte público municipal. Foi uma feliz experiência que compartilhamos com os amigos de Quissamã. O exemplo daquela cidade nos faz acreditar que uma gestão competente e a empatia podem trazer benefícios à população. ”

Esse intercâmbio faz parte do plano de trabalho dos GGL dos dois municípios, que têm como bandeira de luta social a mobilidade urbana.

Essa experiência terá desmembramentos nas duas cidades, como a avaliação da viabilidade do sistema de transporte da cidade cearense em relação ao sistema existente, bem como a legitimidade do transporte coletivo, com a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, observando a Lei Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.687/12), que deveria ser implementado pelos municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes até abril de 2015 e teve o prazo prorrogado até abril de 2019. Encerrado esse prazo, os municípios ficam impedidos de receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana, até que atendam à exigência estabelecida na lei.

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