GGL Macaé faz visita técnica na ETA Guandu

O Grupo Gestor Local de Macaé realizou uma visita técnica em à Estação de Tratamento Guandu no munícipio de Nova Iguaçu.

A ETA atende cerca de 9 milhões de pessoas abastecendo 85% do estado e abrangendo os municípios de Nilópolis, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Itaguaí, Queimados e Rio de Janeiro (Fonte: Cedae).

A ETA Guandu é uma das principais obras de engenharia do século 20 no Brasil e a certificação do Guinness, conseguida graças à outorga de uso da água obtida pela CEDAE junto a Serla em fevereiro de 2007, evidencia a valorização internacional da engenharia brasileira (Fonte: Cedae).

O grupo pode conhecer os processos envolvidos no tratamento da água e as estruturas onde ocorrem todo o processo desde a captação da água a sua distribuição. Os GGLs puderam visitar a velha estação de tratamento (VETA) e a nova (NETA).

O grupo também pôde visitar o viveiro de mudas que faz parte de um projeto de educação ambiental realizada por apenados dentro da ETA. A Cedae doou mudas para o grupo como Ipê amarelo e Mogno.

Os GGLs também puderam visitar e conhecer um pouco da história da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), localizada próxima a ETA Guandu, onde também acontecem as reuniões do Comitê Guandu. O grupo conheceu prédios históricos e um pouco do Campus da universidade que foi inaugurada oficialmente em 1913.

GGLs na ETA Guandu

Estação de Tratamento de Água - Guandu

GGLs na ETA Guandu

 

Posts Relacionados:

Nenhum comentário

Leave a comment