NEA-BC DE RIO DAS OSTRAS REALIZA ENCONTROS EDUCATIVOS NO COLÉGIO JACINTHO

Grupo Gestor Local de Rio das Ostras exibe o documentário “O muro é o meio” e faz abertura para diálogo com os jovens do colégio

Nos dois primeiros tempos vagos de aula dos alunos do Colégio Estadual Jacintho Xavier Martins, os comunitários de Rio das Ostras realizaram uma atividade interativa onde exibiram o documentário “O muro é o meio” na sexta-feira (02) com a turma 3004 e último dia (12) ,  com a turma 3002.

As atividades foram iniciadas no estacionamento do colégio, com uma dinâmica descontraída e divertida que tinha como finalidade mostrar a importância da coletividade e da união entre as pessoas para se chegar em um objetivo comum.  Os jovens foram convidados a irem até o auditório, onde puderam se apresentar e conhecer um pouco mais sobre o projeto NEA-BC e seus objetivos, sobre a importância da participação qualificada da juventude nos espaços de gestão pública e o exercício da cidadania.

Posteriormente, foi exibido o documentário de 15min “O muro é o meio” onde mostrou a organização de jovens universitários que utilizaram o muro como meio para expressarem as reivindicações por seus direitos na universidade e que conseguiram se fazerem ouvidos através da pichação nos muros na Universidade Federal de Sergipe.

A exibição do documentário provocou muitas reflexões sobre as várias maneiras de reivindicação pelos direitos, foi estimulado um diálogo onde os alunos tiveram a oportunidade de dizer a respeito das dificuldades encontradas por eles na expressão dos seus sentimentos, sobre o desejo de mudança e também sobre a participação social da juventude.

Ao final os alunos foram convidados se expressarem em um painel de TNT, representação de um muro, qual seriam os temas que gostariam que fossem abordados no próximo encontro e os desejos de mudança para a sociedade/escola. Os alunos demonstraram bastante satisfação na atividade final, onde puderam exteriorizar seus anseios sem que houvesse qualquer tipo de julgamento ou repressão as palavras expostas por eles.

 

 

Turma 3002

Turma 3004

 

  

   

Posts Relacionados:

Nenhum comentário

Leave a comment