Gestão dos Resíduos Sólidos é tema do II Seminário Local realizado pelo NEA-BC de Saquarema

Aconteceu no último dia (22) o II Seminário de Saneamento Básico em Saquarema, que tratou sobre o tema dos resíduos sólidos. Foi um evento onde foi possível dialogar e perceber como a população no geral tem interesse pelo tema, e a necessidade de se expressar e sugestionar ideias sobre o assunto. Estiveram presentes moradores, ONGs, Guardas Ambientais, representantes da reciclagem (catadores), da OAB e de jornal local.

No evento o NEA-BC apresentou um vídeo, elaborado pelos próprios participantes do GGL, que falava sobre coleta seletiva, “Cadê o seu lixo que estava aqui?”. Foi feita uma apresentação que trazia os resultados da enquete realizada com a população de Saquarema com perguntas relacionadas com o tema do evento, e também informações sobre a gestão pública dos resíduos sólidos em nosso município. Além disso, foram expostos vários tipos de materiais recicláveis e reutilizáveis.

O seminário começou 13h30min, com as pessoas entrando para se cadastrar no evento, onde receberam um kit contendo um caderno feito especialmente para o mesmo com reutilização de caixas de leite. A apresentação começou logo depois falando sobre o Projeto NEA-BC e contextualizando o presente evento, que é continuidade de outras ações já realizadas pelo grupo, no I Seminário de Saneamento Básico e no I Fórum Intermunicipal de Resíduos Sólidos, ocorridos em 2014 e 2015.

Foi então mostrado aos participantes como foi desenvolvida a enquete sobre resíduos, lixo e coleta seletiva e alguns resultados. Perguntas como "Qual é a diferença entre resíduos e lixo", que de 74 pessoas, 55 responderam corretamente ou próximo, e "Qual a importância da Coleta Seletiva?", para a qual muitas pessoas disseram “para proteger o meio ambiente", "para limpeza/saúde" e até um número significativo de "Não sei". O pessoal que estava presente interagiu bastante com o que foi apresentado.

Logo em seguida ocorreu a apresentação de uma esquete de teatro, com o tema dos 3 R´s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), com o intuito de mostrar às pessoas que nem tudo é lixo e que realmente podemos fazer o destino adequado aos resíduos que produzimos.

Com a finalização da esquete, os condutores falaram sobre os contratos celebrados entre a Prefeitura de Saquarema e as novas concessionárias dos serviços ligados à gestão dos resíduos sólidos. Por exemplo, foram trazidas informações sobre o novo Contrato de Prestação de Serviço 033/17 do Consórcio Limp - Lagos, com uma tabela foi mostrado o custo total, o programa de trabalho correspondente no orçamento, o órgão municipal responsável e os serviços contratados. Foi feito o mesmo para os outros Contratos 34/17 e 20/17 da Onix Serviço Ltda. Continuando a falar de contratos, passaram para o tema do lixão e um (possível?) consórcio público para um aterro sanitário intermunicipal.

Houve então uma pausa para servir o lanche, que foi feito com amor e carinho pelos GGLs do Projeto NEA-BC, e com a pausa teve as apresentações dos estandes convidados, como exemplo o Projeto Nem Tudo é Lixo, desenvolvido em uma escola de Barra Nova e coordenado pela professora Sueli Furtado, que também é integrante do NEA-BC.

Voltando para a plenária e roda de conversa final, houve troca de informações importantes e apresentação de propostas, que serão encaminhadas aos responsáveis na Prefeitura. Como esclarecido durante o evento, o NEA-BC sistematizará todas as informações coletadas no Seminário e disponibilizará para todos.

Assim, já saímos empolgados para um novo encontro!

Igor Basílio e Victória Rodrigues recebem os convidados.

"Coletores humanos" utilizados em dinâmica feita no final do evento.

Marley Brasil e Paula Borges apresentam o resultado das enquetes.

Participantes do evento.

Participantes olham o mapa exposto com informações sobre a gestão dos resíduos sólidos.

Estande com exposição do Projeto Nem Tudo é Lixo.

Kit entregue aos presentes no credenciamento.

Posts Relacionados:

Nenhum comentário

Leave a comment