Encontros de Aprendizagem do Programa de Formação e Desenvolvimento de Lideranças em São Francisco estão a todo vapor

O prosseguimento do Programa de Formação de Lideranças em São Francisco de Itabapoana no ano de 2018 começou a todo o vapor. Mesmo no período de férias, foram ministrados dois encontros, com a presença de muitos participantes das localidades do município.

O 9º encontro do Programa de Formação (13/01/2018) teve como tema “Controle Social e Incidência Política” e a palestrante foi a educadora Mônica Francisco. Ela falou sobre as formas de participação social estabelecidas pela Constituição e, numa das atividades, o grupo elaborou uma petição online para mobilizar a população para um problema local, que pode ser acessada aqui https://www.change.org/p/emtransfi-perigo-na-ponte
O presidente da Associação de Moradores e Produtores Agrícolas de Carrapato Alaildo Barreto destacou que “nunca se falou tanto de controle social e se precisou tanto no nosso município”.

“Mobilização social – Estratégias para Incidência Política” foi o tema do 10º encontro (27/01/2018), ministrado pelo psicólogo Ives Rocha. Foi um encontro bem instrutivo em que os participantes aprenderam mais sobre estratégias de mobilização e conheceram experiências de incidência política de sucesso no Brasil.

No dia 24 de fevereiro aconteceu o 11º encontro, cujo tema foi Orçamento Público, ministrado por Adriana Patrícia Tone, especialista em gestão pública. Este encontro foi importante para que os cidadãos presentes pudessem entender a importância do planejamento, conhecer os princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal (101/2000) e a Lei da Transparência (131/2009), bem como puderam conhecer as ferramentas de planejamento.

A Associação NEA-BC, assim, tem contribuído para o protagonismo da população de São Francisco de Itabapoana. E já temos visto alguns resultados desse protagonismo, como a instalação do Conselho Municipal da Juventude de São Francisco de Itabapoana, que é uma reivindicação nossa desde 2015, e já está sendo preparada pela prefeitura.

Venha participar!

O Núcleo Operacional fica na Rua José Luiz de Freitas, 19 - Centro

Fonte📌: GGL de São Francisco de Itabapoana

Nenhum comentário

Leave a comment