Luta por transporte | NEA-BC Quissamã

Na última quinta-feira (22) o Grupo Gestor Local (GGL) de Quissamã realizou na sede da Coordenadoria Especial de Transportes, uma reunião com o coordenador, Fábio Castro. Na pauta principal, a atual situação do transporte intramunicipal (que circula dentro de município).  Um dos questionamentos foi a cobrança abusiva de tarifas aos idosos cometida por algumas empresas. O vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa,  Nelson Rodrigues, que foi convidado pelo NEA-BC a participar do encontro, falou sobre o Estatuto do Idoso, em que a gratuidade é garantia por lei em seu artigo 39. Fábio informou que já estavam analisando esse caso e que vão tomar as medidas necessárias em breve, colocando adesivos nos ônibus, conscientizando os motoristas e que a fiscalização será feita pela coordenadoria (Fiscal de Transportes: (22)9 8122-4687).

Foto: Representantes do Projeto NEA-BC, do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e da Coordenadoria Espacial de Transportes.

Os comunitários também pontuaram a preocupação quanto ao decreto municipal nº 2413/2018 (publicado na edição 329 do Diário Oficial de Quissamã), que prorroga por mais 180 dias (6 meses) a regulamentação temporária do serviço de transporte público coletivo municipal. O grupo defende a municipalização do transporte e a prestação do serviço com base nas legislações vigentes. O coordenador informou que foi preciso aumentar este prazo, pois está em andamento um processo licitatório para empresas com capacidade técnica a realizar a atualização do Plano de Transporte, que está desatualizado desde 2007. Ele garantiu que assim que for finalizada a atualização, criarão uma licitação para empresas de transportes dispostas a realizarem o serviço.

O grupo informou que estão aplicando um diagnóstico sobre mobilidade urbana, que trata as questões do transporte público municipal. Fábio observa que irá precisar da ajuda do GGL com este diagnóstico e  demais assuntos. Foi ressaltada a importância da participação social durante todo esse processo.

Vamos juntos em busca de uma melhor Mobilidade Urbana para Quissamã!

Venha participar do nosso GGL!

O Núcleo Operacional fica na Rua Visconde de Ururaí, 133 , lj 03 Centro

Fonte 📌: GGL de Quissamã

Nenhum comentário

Leave a comment