Filmes e Vídeos

"O Sal da Terra"

O filme conta um pouco da longa trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e apresenta seu ambicioso projeto "Gênesis", expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas.

O Sal da Terra

_____________________________________________________________

"Os 12 trabalhos de Asterix"

Asterix tenta conseguir um documento junto ao poder público, mas... Bom, quem nunca passou por isso? Na animação "Os 12 trabalhos de Asterix" vamos refletir sobre a burocracia que existe no serviço público.

Palavras-chave: Burocracia, Gestão Pública

______________________________________________________________

“O Paradoxo da Espera do Ônibus”

Homem espera em vão o ônibus. Em vão? Ora, se o ônibus está demorando, então ele está

mais perto de chegar. Baseado em várias histórias reais.

Palavras-chave: Mobilidade Urbana, Transporte Público

_____________________________________________________________

“A História das Coisas”

Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida

afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.

Palavras-chave: Consumo, Problemas Ambientais e Sociais

______________________________________________________________

“Globalização Milton Santos - O mundo global visto do lado de cá”

O mundo global visto do lado de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, gravada quatro meses antes de sua morte.

Palavras-chave: Globalização, Movimento Social, Participação Popular

______________________________________________________________

“As 4 vertentes do Saneamento Básico “

Você sabe o que é saneamento básico? Segundo a Organização Mundial da Saúde, é o conjunto de medidas para melhorar a qualidade de vida dos habitantes de uma região, contribuindo assim para a saúde da população que vem a ser o completo bem-estar físico, mental e social. Sua importância está ligada a implantação de sistemas e modelos públicos que promovam o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, o manejo das águas pluviais e a limpeza urbana e o manejo de lixo, com o objetivo de prevenção e controle de doenças, promoção de hábitos higiênicos e saudáveis, melhorias da limpeza pública básica e, consequentemente, da qualidade de vida da população. A gestão dos serviços de saneamento é de titularidade Municipal. A Prefeitura pode delegar parte dessas tarefas, mas deve tomar para si a responsabilidade pelo planejamento, pela formulação de políticas na área e pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Palavras-chave: Saneamento Básico, Tratamento de Água e Esgoto

____________________________________________________________

“Os Gritos Da Rua”

(( Ganhador da Mostra Curta Cambury-2013 ))

Os movimentos sociais que temos visto explodirem no Brasil através de diversas manifestações recentemente, nos revelam o carácter de descontentamento generalizado da população. Hoje estamos assistindo o despertar de um povo indignado com a corrupção que corrói a estrutura e o sistema pública. Ir as ruas foi a alternativa encontrada pelo povo para exprimir seu descontentamento, ecoando "Os Gritos Da Rua" ---Documentário sobre as manifestações que ocorreram em Goiânia-Goiás/Brasil.

Palavras-Chave: Movimentos Sociais, Organização Comunitária, Controle Social

______________________________________________________________

“Controle Social”

A importância de se existir o Controle Social institucionalizado nas cidades, como forma de garantir qualidade de vida a todos os cidadãos.

______________________________________________________________

“Formação de Conselheiros Municipais"

O Papel dos conselhos e conselheiros municipais” Vídeo-aula com o objetivo de fornecer subsídios teóricos, desenvolver habilidades e promover trocas de experiências entre os conselheiros locais. Ou seja, a ideia é aprimorar a capacidade dos cursistas na participação e o controle social das políticas públicas através destes importantes espaços de participação social..

____________________________________________________________

“Paulo Freire e a educação crítica”

Um panorama sobre as mudanças de paradigmas na educação, refletindo sobre os objetivos da educação escolarizada, a importância dos movimentos políticos e sociais da década de 1960, a cultura dominante e a exclusão que o modelo tradicional de ensino gera aos alunos. O educador Paulo Freire: sua visão de atividade educativa e um pouco de seus livros "Educação para a Prática da Liberdade" e "Pedagogia da Autonomia", lembrando que é imprescindível que tenhamos reflexão crítica, e que a elaboração do conteúdo programático do educador deve partir das problematizações dos educandos.

____________________________________________________________

"Lixo Extraordinário"

Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro.

Palavras-chave: Resíduos Sólidos, Catadores,  Lixão

______________________________________________________________

"Unidiversidade - Saneamento Básico"

O Unidiversidade é um programa do Canal Saúde que busca costurar um discurso plural e polifônico sobre um determinado assunto usando um formato ágil e diferente do que se costuma ver na televisão. O programa parte do universo acadêmico para uma diversidade de temas e convidados.

Este programa exibido em 17 de junho 2013, com o tema sobre Saneamento Básico, gravado na UFRJ.

Palavras-chave: Saneamento Básico, Saúde

______________________________________________________________

A EDUCAÇÃO PROIBIDA 
Projeto documental de estudantes de cinema preocupados com o futuro da educação, a seu ver uma questão que merece dedicação profunda. Aponta para o desenvolvimento de uma educação integral da humanidade incluindo aspectos intelectuais, emocionais, experimentais e físicos, que dê conta de educar pais e professores sobre as consequências da educação que dão a seus filhos e alunos, e de oferecer uma alternativa de mudança. Algumas das propostas e princípios pedagógicos valorizados: Método Montessori; Pedagogia Waldorf (Rudolf Steiner); Pedagogia Crítica; Pedagogia Liberadora (Paulo Freire); Método Pestalozzi; Método Freinet; Pedagogia Sistêmica; Pedagogia Logosófica.